- 27 de fevereiro de 2023
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria
A cidade de Londres, na Inglaterra, é palco do maior projeto de engenharia civil em construção. Trata-se da expansão da rede metropolitana subterrânea, que tem previsão para ser concluída em dezembro de 2019. A Crossrail – batizada como Elizabeth Line – se juntará ao metrô mais antigo do mundo, totalizando 118 km e 40 estações que vão cortar a capital britânica de ponta a ponta.
Com investimento aproximado de 60 bilhões de reais, a ampliação da malha ferroviária permitirá o transporte de 200 milhões de passageiros por ano. Tudo isso com mais rapidez e segurança.
Mais de 10 mil engenheiros e operários trabalham na obra, que começou em 2009. Maquinários pesados e de alta tecnologia estão sendo utilizados, como oito tuneladoras, que devem escavar cerca de 300 mil toneladas de solo. A execução é planejada para minimizar perturbações nas áreas próximas à obra.
O serviço também envolve a perfuração e a execução de túneis duplos de 21 km, localizados nas proximidades do rio Tâmisa. Para isso, há um cuidado extra para garantir a preservação de estruturas subterrâneas, redes de água, luz, esgoto etc.
Benefícios:
- Descongestionar a rede de metrô da capital;
- Aumentar a capacidade de transporte em 10%;
- Diminuir o tempo de viagem;
- Facilitar o deslocamento de pessoas que moram no subúrbio e precisam ir até o centro de Londres;
- Permitir o crescimento econômico de bairros menos desenvolvidos;
- Valorizar os imóveis localizados próximos à nova linha.